O Problema

Mais de 19 milhões de habitantes e 6,2 milhões de carros ocupam a Região Metropolitana de São Paulo, a maior do Brasil, enquanto o município de São Paulo possui mais de 11 milhões de habitantes e 4,2 milhões de carros. Os principais meios de transporte da cidade são os veículos particulares, o transporte público e os deslocamentos a pé. E ainda que haja transporte público disponível, quase metade dos habitantes preferem locomover-se de carro. De fato, apesar dos congestionamentos, o número de pessoas que possuem um carro no Brasil aumentou 32%, chegando a 7,4 milhões na última década.

A rede de metrô de São Paulo possui uma extensão de 78.7km de vias, comparados a 373km na Cidade de Nova York. Consequentemente, as vias estão permanentemente lotadas de ônibus - bem como veículos particulares. (www.zdnet.com)

  

APIs & Dados

Embora não sejam exigidos APIs ou dados específicos, seu aplicativo deverá focar na combinação do uso de carros e transporte público na Cidade de São Paulo. 

Seguem abaixo algumas ferramentas que podem ser úteis:

 

OpenXC 

OpenXC é um aplicativo API para o seu carro que proporciona aos motoristas um maior entendimento de como seu carro funciona. Ao utilizar a plataforma OpenXC, você pode acessar os dados OpenXC e começar a fazer aplicativos para carros mesmo que o seu carro não seja um Ford, ou que você nem tenha um carro. NOTA: O uso do OpenXC não é obrigatório para esta competição. Sua pontuação não será afetada pela sua opção de usar ou não esta ferramenta.

Ao utilizar a interface OpenXC para veículos, você pode ler dados do veículo em tempo real - tais como o ângulo do volante, a posição do GPS e a velocidade do veículo. Atualmente, o OpenXC dá suporte a mais de uma dúzia de medições diferentes de uma lista crescente de veículos Ford. Para começar, examine  OpenXC site para ter acesso aos dados par carros formatados em OpenXC, a documentação relevante e as Perguntas Mais Frequentes da OpenXC.

Recursos para os Aplicativos Nativos Android Para desenvolvimento de aplicativos Android, certifique-se de dar uma checada nas páginas Android Library Setup e App Tutorial no site da OpenXC.

Favor notar que se você deseja usar OpenXC para interagir diretamente com um veículo Ford, você precisará baixar a fonte fechada CAN translator firmware diretamente da Ford e assinar um contrato de desenvolvimento.

 

SYNC® AppLink™

SYNC AppLink é uma coletânea de APIs que permite aos desenvolvedores integrar, com segurança, seus aplicativos aos veículos Ford.

Motoristas e passageiros podem controlar aplicativos através de Interfaces Homem Máquina (HMI) familiares para veículos, tais como SYNC Voice Command e botões localizados no volante e no rádio.

Com o AppLink, os aplicativos rodam em dispositivos móveis sem a necessidade de instalação de software de terceiros no painel do veículo. A tecnologia é semelhante à que permite a integração e utilização de telefones Bluetooth e meios digitais na plataforma de produção SYNC.

Saiba mais no Site do Desenvolvedor Ford: https://developer.ford.com/ 

 

Interfaces Não Distrativas para Veículos

Todos os aplicativos inscritos devem estar de acordo com os In-Vehicle Approval Criteria  para interfaces seguras e não distrativas para veículos, se destinados ao uso enquanto se dirige. Para mais informações, vide também diretrizes gerais aceitas para interfaces em veículos.

 

Mais Perguntas?

Para perguntas sobre o Desafio da Mobilidade em São Paulo, envie e-mail para support@ChallengePost.com, ou poste no Painel de Discussão.